quinta-feira, 30 de abril de 2009

18 anos do fim dos "Trabis" na Alemanha Oriental

Há exatos dezoito anos saía de linha o Trabant, símbolo automobilístico da Alemanha Oriental. Lançado em 1957, ganhou apelidos um tanto quanto jocosos, como Porsche de plástico", "vela de ignição encoberta" e "caixa de corrida". Foi considerado durante um bom tempo o "pior carro do mundo".





A história desse carro, um patinho feio perto dos modelos produzidos pela então vizinha Alemanha Ocidental, é relembrada por matéria da Deutsche Welle.



O Trabant também já foi lembrado neste blog, no post que lembrou a saída de cena de outro modelo, o Yugo, na Sérvia, considerado um dos símbolos da industria iugoslava.



O Trabant era alvo de críticas de ambientalisas (considerado poluente demais) e ficava longe dos carrões ocidentais em conforto, aparência e desempenho. Mesmo assim, os "Trabis", como também são conhecidos, hoje são tratados como relíquias por colecionadores.

Estima-se que ainda hoje cerca de 200 mil Trabants circulem pela antiga Alemanha Oriental. Ao todo, 3 milhões de modelos foram produzidos entre 1957 e 1991.

Nenhum comentário: